3º Infantil: Teatro na biblioteca

Aula de leitura inspira representação do imaginário

Sentados à franqueza do chão, as crianças arregalaram olhos e ouvidos para se equilibrarem na fronteira entre o real e o imaginário. “Era uma vez uma Margarida num jardim”. Assim começou, na biblioteca, a aula de leitura da obra “A Margarida Friorenta” lecionada ao terceiro infantil do Anglo São José - Qualidade Cassiano Ricardo.

Na história, a tranqüilidade da flor é tremida pelo frio noturno, que lhe invade o caule, pétala por pétala, por todos os polens. Consternação percebida pela borboleta, contraponto da imobilidade vegetal, que pede ajuda a Ana Maria. Pois a menina abre a casa para Margarida, mas a tremedeira persiste.

Assim, Ana Maria decide vestir a planta com o casaco de uma boneca, que dele não precisa, e colocá-la em uma casinha. Ana Maria põe sua consciência a descansar e adormece ao sono indulgente. Mas Margarida volta a derramar brotos friorentos.

Então, a menina desperta sua clemência, levanta-se da cama e “dá um beijo em Margarida”, completam em bom som os alunos, antes que a página seja totalmente virada.

Após ouvirem e repetirem a história, os aprendizes encenaram a fábula. “A dramatização exercita a recapitulação e o entendimento da mensagem do livro”, explica Silvana, professora de leitura.

E com este último ato, sob a compreensão cantada por aplausos das crianças, encerrou-se o livro e a lição do dia, “porque não era frio de casaco”, o frio de Margarida.

Procure por Fotógrafo Anglinho SJC no www.facebook.com e confira o álbum de fotos.