4º ano faz piquenique na praça

Atividade marca encerramento de estudos sobre alimentação

Os 4ºs anos, no Caderno 1 de Ciências, estudam as características dos alimentos desde sua composição nutricional até questões de segurança alimentar. Neste fim de março, como encerramento do aprendizado e retomada dos assuntos tratados, os alunos participam de um piquenique saudável na praça em frente à escola.

O estudo sobre alimentos está dividido em 5 módulos, que tratam basicamente de: nutrientes, rótulos, conservação, higiene e a organização de um piquenique saudável, que retoma todo o conteúdo.

No início do ano, as aulas se concentraram na classificação dos alimentos, dando importância à compreensão do valor nutricional de cada produto e seus efeitos em nossa saúde. O conceito de pirâmide alimentar foi trabalhado para o entendimento sobre alimentos energéticos, construtores e reguladores.

O passo seguinte foi encontrar os valores nutricionais nos rótulos das embalagens e entender como se faz a leitura das informações contidas no produto, dados que revelam o que nosso corpo está recebendo e em quais quantidades. Oportunidade para conversar sobre as consequências de um consumo exagerado de certos alimentos.

Outros assuntos trabalhados foram conservação e higiene: os alunos estudaram como preservar os alimentos, quais as condições para o desenvolvimento de fungos e bactérias, as diferenças entre produtos perecíveis e não perecíveis e prazo de validade. Quanto à segurança alimentar, os 4ºs anos estudaram os cuidados com a higiene pessoal e com o manuseio e o preparo dos alimentos.

Por fim, para encerrar os estudos e retomar os conteúdos vistos, os alunos e as professoras participaram de um piquenique na praça, em frente à escola. Momento para conversar sobre alimentação e saúde e colocar em prática os assuntos aprendidos.