8º ano visita 21ª Festa do Imigrante

Excursão dá início a um trabalho interdisciplinar sobre a formação do Estado de São Paulo.

Seja na culinária, no comportamento ou no sotaque de cada região, a influência da imigração é determinante no desenvolvimento da sociedade brasileira. E não é preciso pesquisar a fundo, muitos de nós carregamos no sobrenome a história da imigração no Brasil.

No sábado, 11 de junho, os alunos do 8º ano do Anglo São José visitaram a 21ª Festa do Imigrante, no Museu da Imigração, em São Paulo. O evento reúne artesanato, danças, gastronomia e outras características culturais de mais de 40 países. A feira mostra a diversidade cultural dos povos que chegaram ao Brasil entre o século XIX e XX e ajudaram a construir, principalmente, a cidade e o Estado de São Paulo.

No Anglinho, a feira gerou uma atividade interdisciplinar, envolvendo Inglês, Espanhol, Geografia e História. O trabalho será desenvolvido em grande parte com o auxílio da ferramenta Google Classroom, que possibilita o trabalho em grupo sem a necessidade de encontros fora do ambiente escolar. Cada um em sua casa, ou outro local com acesso à internet, tem a possibilidade de coproduzir o material em tempo real. Durante todo o processo, o professor pode acompanhar, medir e direcionar o andamento da atividade.

O trabalho será finalizado apenas em agosto. Neste tempo, os alunos prepararão slides com informações, dados históricos e características culturais do país estudado, farão uma entrevista com um imigrante e apresentarão o trabalho completo em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Um trabalho grande e complexo, que detalha a cultura, a história e a geografia de diferentes países e, ao mesmo tempo, retrata a diversidade e a formação do Estado de São Paulo.