9º ano representa Romeu e Julieta

Encenação finaliza disciplina de Comunicação Pessoal

Romeu e Julieta: história de amor entre homem e mulher de famílias rivais; um amor puro que se transforma em tragédia. Uma narrativa criada por William Shakespeare enraizada na cultura popular dos últimos séculos.

Todo fim de ano, alunos do 9º ano do Anglinho apresentam uma peça de teatro na escola: é a conclusão da disciplina de Comunicação Pessoal, lecionada pelo professor Ricardo Silva. Para este ano, escolheu-se representar a história de Romeu e Julieta. Mas como contar, com originalidade, uma história tão conhecida? Quem assistiu a uma das 4 apresentações que aconteceram na escola sabe.

A peça - Ao chegar ao Anglo São José, o expectador foi confinado logo na entrada. Música ambiente, rodas de conversas, olhares nos relógios, expectativa. Eis que o som cessa, as conversas se encerram e o professor pede a palavra. Sobe em uma mesa localizada ao centro e introduz a apresentação, dando início a um espetáculo de quase duas horas e meia de duração.

A primeira impressão do público é de acanhamento: a peça começa ali, no meio de todos. As cenas vão se sucedendo nos espaços da escola, nos ambientes em que os alunos estão acostumados a lanchar, praticar esportes, socializar ou estudar. Quem caminha, entre uma cena e outra, altera os cenários e os pontos de vista são os expectadores. A dinâmica diverte e aguça a curiosidade: é como se o público procurasse o desenrolar da história pelos cantos do colégio. Os convidados se sentem ativos durante o espetáculo; em algumas cenas, como na do famoso baile de máscaras, tornam-se atuantes, assistem e participam da narrativa: a dupla função torna o público completamente envolvido com a história. O caráter ao vivo do teatro faz-se ainda mais real em cenas como a da pichação do muro e da luta à beira da piscina, que termina com um personagem morto, caído na água.

A montagem também tem seus truques para seduzir o expectador. Baile de máscaras veneziano e música eletrônica, celular, rei, pistola, espada: a mistura de tempos e tecnologias, ao invés de confundir quem assiste, como mágica, torna tudo mais claro, mais evidente. Outro fato interessante é a existência de dois Romeu e duas Julieta, mas que na realidade são apenas um. Eles se desviam e se fundem a todo instante, num balé cênico impressionante e comovente.

Após percorrer a parte externa da escola, a procissão de público e atores entra no pátio para viver seu epílogo. As cenas deixadas para trás parecem continuar acontecendo num espaço tempo já percorrido. Os convidados são atraídos como presa fácil ao anfiteatro, para receberem o golpe final. A descida das escadas, o fechamento das portas, o ambiente solene, a iluminação vibrante e as Julietas temporariamente repousadas trazem a sensação de que invadimos um local sagrado, íntimo e frágil: tocamos o limite de todo aquele trabalho. A morte do casal apaixonado ocorre dramaticamente debaixo de nossa perplexidade. A tão sabida história de Romeu e Julieta parece acontecer pela primeira vez. O público, testemunha da tragédia dos personagens e do triunfo do 9º ano, aplaude arrebatado.

O trabalho impressiona pela grandiosidade do espetáculo: muitas cenas, textos longos, diferentes entradas e saídas, composição de cenário em tempo real, direção sensível e dramática, trilha sonora pontual e interpretação altiva dos alunos. A entrega de todos os evolvidos foi facilmente percebida a cada passo que o público dava ao longo da história. Parabéns, nonos anos. Parabéns, professor Ricardo.