Notícias do Anglo

28
JUN

A sorte está lançada!

A cada dia, uma nova família do 2º tem a oportunidade de ver uma "estrofe" do desenvolvimento escolar do filho.

          Melhor do que fazer, é ver feito. Tão bom quanto ver feito, é ter o reconhecimento. Os alunos dos segundos anos A e B do Anglo São José - Qualidade Cassiano Ricardo estão experimentando esta cadeia de sensações com um projeto de rodízio de livros.

          A atividade prevê que os próprios aprendizes elaborem volumes, tenham a possibilidade de levar as obras para casa e dividam com toda a família o conhecimento que produzem no colégio.

          Ao final do período escolar, a professora organiza um sorteio para ver quem terá o direito de colocar um livro na mochila. Em contrapartida, o contemplado recebe a incumbência de zelar pelo material e trazê-lo no dia seguinte para que outro colega tenha a mesma oportunidade. A professora Paula explica que “além de exercitar a responsabilidade, a proposta permite que os alunos vejam o que são capazes de fazer e contem com o apoio e o prestígio dos pais”.

          O rodízio permanecerá ao longo do ano letivo, acumulando e substituindo obras já vistas por todos. No momento, quatro edições circulam entre os lares. Duas dizem respeito à excursão feita no início do ano; após visitarem o Planetário e o Bosque dos Jequitibás, ambos em Campinas, os alunos elaboraram um relatório contendo o que viram e aprenderam. A recordação, somada às fotos e desenhos, deu origem a dois livros.

          Os educandos também estão em contato com o gênero de discurso poético. “Aprenderam o que é poesia, estrofe, versos e rima”, conta a professora. Passado os ensinamentos, desenvolveram duas propostas: a primeira, baseada no texto “Uma letra puxa a outra”, do poeta brasileiro José Paulo Paes. O exercício sugeriu que os alunos construíssem versos a partir da letra inicial de seus nomes. “Beija Flor/ Como Beija/ Bate Asas”, escreveu Beatriz. “O Galo Guloso/ Gostou da Goiaba/ Da Goiabeira”, inventou Guinevere. Vinicius colocou-se na história e registrou: Vinicius está em sua casa/E foi para o quintal/ E perguntou ao vento/ Vento, quanto tempo tem?/ Quanto tempo precisar/ E Vinicius foi para casa.

          Cada aluno escreveu seus versos, digitou-os no computador e criou uma ilustração para o poema. Mesmo procedimento seguido pela outra obra em circulação, que privilegiou a rima. O início foi dado em aula, “Fui à feira...”. Dali em diante, coube aos alunos completarem a estrofe. “Fui à feira comprar pera/ Mas esqueci a carteira/ Fui buscar em casa/ E ela estava guardada na prateleira”.

          Estes são apenas alguns exemplos da criatividade que percorre os livros. Além do cumprimento e entendimento das funções da escrita, a atividade abre espaço para a exploração das experiências e sentimentos dos alunos. Se nem todas estas vivências chegaram às casas, aguardem, pois a sorte é lançada todos os dias.
 

Mais notícias:

06-02-2018 - Colégio já vive clima de folia

01-12-2010 - Encerramento Eletivas 2010

29-11-2010 - Nono ano conta causos no anfiteatro do Anglo

25-11-2010 - Sintonia Fina (Final)

17-11-2010 - Viagem Gastronômica

12-11-2010 - Alunos do Anglo participam de concurso de cartaz

08-11-2010 - Semana Cassiano Ricardo

04-11-2010 - Alimentação, forma e adolescência

28-10-2010 - Anglinho na 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Física

26-10-2010 - Sintonia Fina - Quarta e quinta semana

© Anglo São José - Infantil e Fundamental - Qualidade Cassiano Ricardo (12) 2134-9200 - falecomoanglo@cassianoricardo.com.br
R. Maria Augusta Fagundes Gomes, 41 - Jd. das Indústrias - São José dos Campos - SP - Brasil
Desenvolvimento de sites Desenvolvimento de sites - MÍDIA SIM