A sorte está lançada!

A cada dia, uma nova família do 2º tem a oportunidade de ver uma "estrofe" do desenvolvimento escolar do filho.

Melhor do que fazer, é ver feito. Tão bom quanto ver feito, é ter o reconhecimento. Os alunos dos segundos anos A e B do Anglo São José - Qualidade Cassiano Ricardo estão experimentando esta cadeia de sensações com um projeto de rodízio de livros.

A atividade prevê que os próprios aprendizes elaborem volumes, tenham a possibilidade de levar as obras para casa e dividam com toda a família o conhecimento que produzem no colégio.

Ao final do período escolar, a professora organiza um sorteio para ver quem terá o direito de colocar um livro na mochila. Em contrapartida, o contemplado recebe a incumbência de zelar pelo material e trazê-lo no dia seguinte para que outro colega tenha a mesma oportunidade. A professora Paula explica que “além de exercitar a responsabilidade, a proposta permite que os alunos vejam o que são capazes de fazer e contem com o apoio e o prestígio dos pais”.

O rodízio permanecerá ao longo do ano letivo, acumulando e substituindo obras já vistas por todos. No momento, quatro edições circulam entre os lares. Duas dizem respeito à excursão feita no início do ano; após visitarem o Planetário e o Bosque dos Jequitibás, ambos em Campinas, os alunos elaboraram um relatório contendo o que viram e aprenderam. A recordação, somada às fotos e desenhos, deu origem a dois livros.

Os educandos também estão em contato com o gênero de discurso poético. “Aprenderam o que é poesia, estrofe, versos e rima”, conta a professora. Passado os ensinamentos, desenvolveram duas propostas: a primeira, baseada no texto “Uma letra puxa a outra”, do poeta brasileiro José Paulo Paes. O exercício sugeriu que os alunos construíssem versos a partir da letra inicial de seus nomes. “Beija Flor/ Como Beija/ Bate Asas”, escreveu Beatriz. “O Galo Guloso/ Gostou da Goiaba/ Da Goiabeira”, inventou Guinevere. Vinicius colocou-se na história e registrou: Vinicius está em sua casa/E foi para o quintal/ E perguntou ao vento/ Vento, quanto tempo tem?/ Quanto tempo precisar/ E Vinicius foi para casa.

Cada aluno escreveu seus versos, digitou-os no computador e criou uma ilustração para o poema. Mesmo procedimento seguido pela outra obra em circulação, que privilegiou a rima. O início foi dado em aula, “Fui à feira...”. Dali em diante, coube aos alunos completarem a estrofe. “Fui à feira comprar pera/ Mas esqueci a carteira/ Fui buscar em casa/ E ela estava guardada na prateleira”.

Estes são apenas alguns exemplos da criatividade que percorre os livros. Além do cumprimento e entendimento das funções da escrita, a atividade abre espaço para a exploração das experiências e sentimentos dos alunos. Se nem todas estas vivências chegaram às casas, aguardem, pois a sorte é lançada todos os dias.