Alimentação, forma e adolescência

Em palestra, oitavo e nono ano tiram dúvidas sobre saúde e mudanças no corpo

"Meu lanchinho vou comer, pra ficar fortinho e crescer". As palavras da infantil cantiga de recreio ganharam complexidade e voltaram à pauta do oitavo e nono ano do Anglo São José - Qualidade Cassiano Ricardo. Semana passada, a nutricionista Dra. Mariana Ferri d´Ávila conversou com os alunos sobre as mudanças do organismo na adolescência e quais os caminhos para manter a saúde do corpo. Será que o cardápio ideal é a magreza à base de verduras e legumes?

Para responder a questão, a profissional procurou diferenciar dois aspectos que na cabeça do jovem podem caminhar juntos: saúde e beleza. Para ficar em nossa cultura ocidental, o belo é valorizado desde a Grécia Antiga. No entanto, conceitos e critérios mudam ao longo do tempo e, muitas vezes, o desejo de se enquadrar em um estereótipo pode ser prejudicial.

Segundo a palestrante, ter saúde vai além, e muitas vezes independe, do ser “magrinho” ou “gordinho”. É preciso equilibrar alimentação variada, atividade física regular e sono adequado, já que o adolescente tem natural necessidade de dormir mais.

Através de uma série de slides, a Dra. Mariana mostrou fotos de indivíduos que parecem esbanjar saúde, mas pelo contrário, indicam debilidade física ou psicológica. A partir daí, a palestra seguiu por um assunto mais delicado e de importante alerta aos jovens. Que são transtornos alimentares? Como identificar as manifestações dos desvios? Quais os riscos de adotar dietas da moda? Para que serve a suplementação e quando deve ser utilizada? Em um diálogo aberto, a profissional convocou a atenção dos alunos, tirou muitas dúvidas e abriu esclarecimento, inclusive, para futuros questionamentos.