Alunos de 6º ano são professores por um dia

Eles estudam, preparam a aula e transmitem o conhecimento para alunos de Nível I e 2º ano

Para ser professor por um dia é preciso muitas jornadas, afinal, a aula de um professor é o reflexo de muitos dias de estudo, planejamento e criatividade. Essa é uma das lições aprendidas pelo 6º ano do Colégio Cassiano Ricardo no PPUD, atividade da disciplina Comunicação Pessoal que propõe aos alunos serem professores por um dia.

Ao longo das próximas semanas, alunos do Nível II da Educação Infantil e do 2º ano do Ensino Fundamental I terão aulas com estudantes mais experientes sobre os mais variados assuntos da área do conhecimento, como dinossauros, adição e subtração, folclore brasileiro, piratas, origami, estados físicos da água, entre outros temas.

Mas para que a aula seja dada, muito trabalho acontece nas semanas anteriores. Primeiramente, os alunos de 6º ano se dividem em grupos; em seguida, definem o tema e descrevem os conteúdos, as propostas, os objetivos das aulas e uma avaliação/exercício para os alunos. Nesta fase, é importante dominar o assunto e a forma de aprendizado do público para escolher as melhores estratégias pedagógicas e as ferramentas de apoio.

Em sala de aula, os alunos/professores têm toda a liberdade para desenvolverem a atividade, gerenciando o tempo, as ferramentas e a participação dos aprendizes: no momento da aula, eles são os responsáveis pela sala, pedem silêncio, administram as interferências e os questionamentos, mantém o interesse dos estudantes e adequam a dinâmica da aula ao perfil da turma.

O sucesso da atividade pode ser notado na curiosidade dos alunos que aprendem e no entusiasmo dos alunos que ensinam. Nesta rica troca de conhecimento, desenvolve-se responsabilidade, autoconfiança, oralidade e capacidade de lidar com o imprevisto, de se reorganizar em pouco tempo e de explorar diferentes linguagens.