Alunos do 9º ano participam de debate político

Evento com 5 candidatos à prefeitura de São José permitiu aos alunos ouvirem e serem ouvidos.

Há uma proposta para trazer de volta as vagas de estacionamento às principais vias da cidade? Qual a proposta para agilizar a abertura de novas empresas no município?
Candidato, quantos cargos comissionados há em nossa cidade? Esse número deveria mudar?

Essas foram algumas das mais de 25 perguntas que os alunos do Colégio Cassiano Ricardo formularam para os 5 candidatos à prefeitura de São José dos Campos que estiverem presentes.

Neste fim de agosto, nove alunos de 9º ano do Colégio Cassiano Ricardo, juntamente com estudantes de outras escolas da cidade, participaram de um debate, organizado por uma escola de inglês da cidade, com os candidatos à prefeitura de São José dos Campos.

Em um teatro, estiveram presentes os candidatos Claude Mary (PV), Felício Ramuth (PSDB), Luiz Carlos de Oliveira (PEN), Shakespeare Carvalho (PRB) e Toninho Ferreira (PSTU). Os postulantes foram inquiridos pelos estudantes ao longo de duas horas e meia.

A preparação dos alunos de nossa escola para o debate aconteceu dias antes, nas aulas de filosofia, com a análise das propostas de cada candidato e a formulação das questões. Toda a preparação contou com o suporte da ferramenta whatsapp que cedeu espaço para discussões entre os alunos e a professora de filosofia, Patrícia Veneziani.

Os temas escolhidos para as perguntas foram: saúde, educação e cultura, trânsito e infraestrutura, desenvolvimento social e econômico e segurança. A dinâmica do debate seguiu três blocos: nos dois primeiros, os alunos faziam perguntas aos candidatos; no terceiro, os candidatos formulavam perguntas entre si. Ao final do evento, os alunos do Cassiano Ricardo continuaram no local e seguiram a conversa política com os candidatos.

Na escola – De volta ao colégio, os estudantes dividiram a experiência com os colegas que não puderam ir, trouxeram as respostas dos candidatos e transmitiram as impressões adquiridas ao longo deste importante exercício de ouvir e ser ouvido.

Nossos alunos presentes:

9ºA
- Júlia Cristine Rodrigues Carlotto
- Nicole Barros e Nunes
- Pedro de Lucas Magalhães
- Túlio Veneziani Ungaro

9ºB
- Ângela Portilho Bolanho da Rosa
- Clara Delmonte Craveiro
- Isabela Faria Reinaldo
- Pâmela Michelle Silva
- Raquel de Souza Baeta Pires Serra

Acesse www.facebook.com/anglinhosjc e confira o álbum de fotos.