"Aprender e tocar é só começar"

Fundamental I participa de Oficina de Música no Anglo São José.

Solos de guitarra conquistaram os primeiros raios da manhã de quinta-feira (26) no Anglo São José - Qualidade Cassiano Ricardo. As notas que escapavam pelas frestas do anfiteatro provocavam os ouvidos de quem passava pelo pátio da escola. Tom Jobim? Lady Gaga?Guns and Roses? Não, era a Oficina de Música oferecida ao longo do dia aos alunos do Ensino Fundamental I.

O evento teve como objetivo estimular a sensibilidade musical dos estudantes. Para a Coordenadora Pedagógica Leila Pereira Vieira, “aproximar os alunos de quem faz música torna o ensino muito mais significativo, vivo e verdadeiro. A música é uma linguagem universal, "fala" para todo mundo, em todo tempo e lugar”.

Apoiados na gravidade do passo decidido do contrabaixo, na versatilidade verborrágica da guitarra e na composição de barulhos da ritmada bateria, profissionais de escola de música usaram um repertório diversificado para explicar a importância, a sonoridade e a função de cada um dos instrumentos individualmente e no trabalho conjunto.

No entanto, a participação dos alunos não se limitou à observação e perguntas; eles colocaram a mão na massa, ou melhor, na flauta. Sem qualquer ensaio, cada grupo fez um imperdível dueto com os profissionais ao introduzirem o “sopro doce” na 9ª Sinfonia de Beethoven, na Música da Copa, na canção tema do filme Shrek, entre outras, aprendidas nas aulas de música do Anglo.

“As crianças, acostumadas à posição de alunos, na oficina interagiram como músicos. Uma oportunidade única poder tocar com uma banda no improviso, dando vida e significado aos conhecimentos e habilidades adquiridos durante as aulas”, conta a coordenadora.

Ora na palma, ora na voz, ora na flauta, os educandos dividiram partitura com profissionais, provando que a música percorre o ser humano com a mesma simplicidade que o silêncio.

Procure por Fotógrafo Anglinho SJC no Facebook e confira o VÍDEO.