Atleta paralímpico visita Anglinho

Atividade complementa estudos do 9º ano, nas aulas de Ed. Física

Nas aulas de Educação Física, com os professores Ronaldo e Tatiane, os alunos de 9º ano estão estudando as modalidades paralímpicas: quais os esportes, como são disputados, quais as dificuldades dos atletas. Após a pesquisa, os estudantes praticarão a modalidade que mais lhes interessaram.

Para complementar esta fase de pesquisa, na quinta-feira, 3 de março, os alunos receberam um atleta da seleção brasileira de bocha. Ele é o sétimo colocado no ranking mundial. Ele viaja neste mês para China, onde disputará o mundial da modalidade. Ele já defendeu o Brasil em países como Coreia do Sul, Bélgica e Canadá. Ele é otimista e bem-humorado. Ele é cadeirante, teve problemas de oxigenação no nascimento. Ele não tem movimentos precisos e voluntários nos membros. Ele teve a sentença de vida de apenas 8 meses.

Antônio Leme, ou apenas Tó, hoje com 47 anos, visitou a escola para contar sua história de vida e falar um pouco mais sobre a realidade do paradesporto. Devido ao grau de comprometimento, Tó disputa a categoria BC3, a de limitação mais severa. Para competir, ele conta com o auxílio de um atleta guia, no caso, seu irmão, Fernando Leme, que também ajuda na comunicação e nos deslocamentos de Tó.

A cumplicidade e a intimidade entre eles são fundamentais: durante as partidas, Fernando fica de costas para o jogo, interpretando as opções de tipo de bola e direcionamento e altura da calha (equipamento que faz a função do braço do atleta). Com a bola já posicionada, Tó a toca com um capacete especial e inicia a jogada. Dessa forma, toda estratégia e ação final são do paradesportista.

O termo “lição de vida” já virou um clichê em nosso vocabulário. Somos expostos a histórias de superação em diversas oportunidades. Tó era vendedor de salgadinhos nas ruas de Jacareí; há dez anos, tornou-se paradesportista; agora, atleta de ponta, certamente disputará as paralimpíadas deste ano, no Rio de Janeiro. Tó não é mais vítima, é um exemplo, é a lição de um homem que encontrou, em sua própria limitação, sua maior liberdade.