Atletismo no intervalo do FII

Alunos praticam modalidades olímpicas na quadra de areia

O sinal do intervalo do Fundamental II toca às 9h34. Em menos de um minuto, o pátio e as quadras já estão tomados pelos alunos. Alguns jogam tênis de mesa, badminton ou futebol de botão; outros praticam basquete, roda de vôlei ou futebol; há os que preferem conversar, ouvir música, lanchar ou, simplesmente, caminhar por todos esses espaços.

No entanto, nesse mês de agosto é possível notar uma movimentação diferente na quadra de areia. Inspirado pela presença olímpica no Brasil, Matheus Netto, professor de educação física e coordenador de recreação, está promovendo a prática de uma série de modalidades do atletismo.

Ao longo dessas semanas, o professor está trabalhando, com os alunos que se interessam, o salto em distância, o salto triplo, o salto em altura, o arremesso de peso, o arremesso de disco e o lançamento de dardo.

A troca de modalidade acontece a cada dois ou três dias, conforme a evolução dos alunos. A atividade acontece em três etapas: primeiro ocorre a instrução, momento para o professor falar um pouco sobre a modalidade e ensinar os movimentos. Em seguida, há o período de treinos, onde os alunos praticam e aperfeiçoam os gestos. Por fim, ocorre uma simulação de competição, com três tentativas para cada participante e registro do rendimento alcançado.

A atividade tem caráter recreativo e, além de ser introdutória para modalidades menos praticadas, deixa o exemplo de que mais importante do que superar os concorrentes é descobrir os próprios limites e bater as próprias marcas.

Acesse www.facebook.com/anglinhosjc e confira o álbum de fotos.