Aula de Português acontece em ambiente virtual

Anglinho utiliza Google Classroom para trabalho em grupo do 7º ano

As aulas de Língua Portuguesa do 7º ano do Anglinho estão nas nuvens. Se você compreendeu plenamente a frase anterior, está dispensado da leitura da primeira parte deste texto, pode pular para o sexto parágrafo. Agora, se você sentiu algum estranhamento ao ler a sentença, recomendo que siga com a leitura.

Nuvens ou computação em nuvens é a possibilidade de, via internet, acessar e manipular arquivos, programas e serviços sem que eles estejam ocupando espaço em seu equipamento de acesso.

Com a nuvem, as máquinas deixam de ser locais de armazenamento - elas são apenas os suportes de acesso, seja um celular, um tablet, um computador ou um relógio. Os arquivos deixam de ter endereço, eles estão na web e, para acessá-los, basta acessar a internet.

Outro ponto importante é a possibilidade de colaboração instantânea na produção de materiais. Cada usuário pode estar um local diferente, com uma tecnologia de acesso diferente e interferindo no mesmo documento. É possível criar, editar, coproduzir e compartilhar arquivos.

Para uso escolar, dentre outras possibilidades, a nuvem permite que se faça trabalhos em grupo, com supervisão e avaliação do professor, sem a necessidade de encontro presencial entre os envolvidos.
Para ampliar e facilitar a realização de trabalhos escolares, o Anglinho adotou a ferramenta Google Classroom, sistema de gerenciamento de conteúdos de nuvem próprio para educação. Os alunos de 7º ano são os primeiros a experimentarem a plataforma. Ao longo do ano, outras atividades do Fundamental II também acontecerão no Classroom. Para o trabalho com o 7º ano, o primeiro passo foi criar um e-mail individual com o domínio colegiocassianoricardo: ele é a chave de acesso a projetos da escola.
Nas aulas de Língua Portuguesa, realizadas no Laboratório de Informática, os estudantes assistiram a um vídeo sobre o tema, foram introduzidos ao Google Classroom e receberam a primeira atividade: utilizando conhecimentos de História, elaborar, em grupo, uma apresentação de slides seguindo o roteiro proposto; o tema da apresentação está relacionado ao Afeganistão, ao regime Talibã e a posição da mulher nessa sociedade.
Nada impresso, tudo acontecendo no ambiente virtual, desde a proposta, que foi enviada por e-mail, até a avaliação do professor. É a tecnologia na medida exata, a serviço do conhecimento.
Khan – Outra ferramenta adotada pelo colégio é o sistema Khan Academy, site de uma ONG Educacional com conteúdo multimídia de diferentes áreas do conhecimento. No site, é possível fazer cursos e resolver exercícios adequados ao nível de conhecimento de cada usuário. O Anglinho utilizará o Khan com alunos a partir do 5º ano.