Notícias do Anglo

08
MAI

Entre o céu e a terra

Segundos anos excursionam pelo espaço e a fauna brasileira

 

A primeira parada foi o Planetário, unidade que compõe o MDCC (Museu Dinâmico de Ciências de Campinas). O setor, inaugurado em 1987, visa a 'divulgação do saber científico, principalmente aquele relacionado à astronomia e ciências afins, com temas que partem do desenvolvimento histórico e filosófico até a atualidade'. Na realidade, o deslumbramento estimulado pelo local ultrapassa as intenções da definição institucional.

Os estudantes observaram a dança do espaço num baile de gala, acompanhando a movimentação dos planetas e a formação das constelações. Ainda sem saber, reverenciaram Colombo, Copérnico, Galileu Galilei e outros tantos cientistas; constataram que a Terra é redonda (geóide) e azul. Segundo a professora Andrea, 'eles perceberam o movimento orbital e a dinâmica do sistema solar, fundamentais para a compreensão das noções de dia, ano e unidades de tempo'. E por fim, presenciaram a queda de um meteoro.

Após tocarem o infinito com olhos fascinados, os alunos se dirigiram ao Bosque dos Jequitibás, área de 10 hectares aberta ao público desde 1880, por decisão do antigo proprietário, Francisco Bueno de Miranda. As crianças foram recebidas por um confortante cenário paisagístico que, ao longo do tempo, sofrera intervenções de Ramos de Azevedo, Anhaia Melo e Prestes Maia.

Os locais contemplados para visita foram o Museu da História Natural, com mais de duas mil peças, a Casa dos Animais Interessantes e o Zoológico. Os pequenos descobridores contaram que, por lá, viram aves, antas, cobras, cisnes, cutias, empalhados, escorpiões, hipopótamos, iguanas, o jequitibá, que nomeia o parque, lontras, macacos, ossadas, sapos, tartarugas, enfim, um abecedário se seres. A professora Paula destaca o momento da refeição, quando houve um contato inusitado com animais. 'Durante o lanche, à sombra das árvores, fomos surpreendidos por cutias, que nos cercaram e deixaram as crianças maravilhadas', relembra.

O passeio, que complementa os ensinamentos em sala de aula, encerrou apenas com o cair da tarde. Mas a viagem, esta não acabou. E será revivida a cada encontro com a fauna ou espiada ao céu, que do cume de suas infinitudes, agora cabem no repertório dos segundos anos.

Procure por Fotógrafo Anglinho SJC no www.facebook.com e confira o álbum de fotos.

Mais notícias:

06-02-2018 - Colégio já vive clima de folia

01-12-2010 - Encerramento Eletivas 2010

29-11-2010 - Nono ano conta causos no anfiteatro do Anglo

25-11-2010 - Sintonia Fina (Final)

17-11-2010 - Viagem Gastronômica

12-11-2010 - Alunos do Anglo participam de concurso de cartaz

08-11-2010 - Semana Cassiano Ricardo

04-11-2010 - Alimentação, forma e adolescência

28-10-2010 - Anglinho na 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Física

26-10-2010 - Sintonia Fina - Quarta e quinta semana

© Anglo São José - Infantil e Fundamental - Qualidade Cassiano Ricardo (12) 2134-9200 - falecomoanglo@cassianoricardo.com.br
R. Maria Augusta Fagundes Gomes, 41 - Jd. das Indústrias - São José dos Campos - SP - Brasil
Desenvolvimento de sites Desenvolvimento de sites - MÍDIA SIM