JUL

Era uma vez na sala de aula... Sétimos anos contam histórias à Educação Infantil

“É teatro de verdade, tia?”. Claro que sim, replico nas mesmas sílabas em que a professora respondeu ao aluno. A pergunta, incontinência da euforia, transbordou quando os sétimos anos surpreenderam a Educação Infantil com uma apresentação dramática em sala de aula.

A atividade “Contadores de Histórias”, proposta pelo professor de Comunicação Pessoal, Moacyr, sugeriu que os alunos exercitassem a preocupação com a narrativa, apoiados na linguagem teatral. “A ideia era que eles não lessem histórias, mas as contassem, aproveitando os treinamentos de dicção e entonação trabalhados em aula”, explicou o professor.

Divididas em grupos, o primeiro passo das turmas da sétima série foi escolher uma obra para representar. O leque de opções vinha dos livros paradidáticos já pré-selecionados pelo Anglo São José. Após o crivo da coordenação da Educação Infantil, foram eleitos títulos como: “A Princesa e a Ervilha”, “Tião Carga Pesada”, o teatro de sombra de “O Rouxinol e o Imperador”, “Simbad, o Marujo”, “Ratinhos Desobedientes”, “Peter Pan” e outros. Selecionadas as histórias, deu-se início à preparação, com estudo do texto, elaboração do figurino e de ferramentas de representação, e ensaios.

Concluída a fase de produção, chegou o momento de cada sala do Infantil ser contemplada por um grupo, uma história. As crianças brecaram suas atividades e sentaram-se diante do “palco”, armado na própria sala. Durante as apresentações, o público pôde ver, ouvir e vivenciar a imaginação no fôlego da arte e do trabalho de interpretação dos sétimos anos.

Procure por Fotógrafo Anglinho SJC no Facebook e confira o álbum de foto.