Notícias do Anglo

02
JUL

Estudo sobre Relevos leva quartos anos à Salesópolis

Viagem teve início em sala de aula, com a elaboração de cartazes.

          Placas tectônicas se estranham, ombro a ombro; oceanos afrouxam correntes marítimas para escovar e deslocar lascas de rochas; massas de ar desfiam paredões e esculpem cenários lustrados pelos ventos; chuvas, rios, geleiras e vulcões exploram a morosidade do tempo num ateliê a céu aberto. Um trabalho geológico de milhões de anos comprimidos nas cartolinas dos quartos anos do Anglo São José – Qualidade Cassiano Ricardo.

          A atividade proposta pelas professoras Agda e Juliana está contextualizada no Caderno 2 de Estudos Sociais, que trata do assunto “Relevo”. Os alunos compreenderam a diferença entre altura e altitude, as modificações da superfície da Terra e a formação de montanhas, serras, planícies, planaltos e depressões. E para fixar os conceitos, as professoras pediram aos educandos que pesquisassem imagens representativas destes tipos de relevo e as levassem à sala de aula.

          Divididos em grupos, a missão dos estudantes foi recortar as figuras encontradas, identificá-las, escrever em próprio punho as definições referentes e colar tudo na cartolina. Nesse quebra-cabeça paisagístico, Pico da Neblina, Everest, Serra de Santiago, Pedra do Baú e outros tantos exemplos ficaram separados por uma caixa de lápis de cor.

          Conteúdo estudado, trabalhos concluídos e apresentados, e a quarta série ficou pronta para “entrar” nos cartazes produzidos. Ou quase isso. A aula mudou de ambiente e viajou 60 km até Salesópolis, o “Berço do Tietê”.

          A finalidade, segundo a professora Juliana, era estudar o rio Tietê; compreender sua história e importância para o Estado de São Paulo. “Todos aspectos já estudados nas aulas de Ciências”, confirma a educadora.

          O roteiro seguiu a Barragem de Ponte Nova e a represa do rio, o Parque das Nascentes, local tombado pelo Patrimônio Histórico, onde foi possível visitar a Sala das Águas, o Museu da História do Tietê e a Trilha da Mata Nascente, e, por fim, conheceram a Usina de Energia Elétrica.

          Os estudantes puderam observar onde nasce o rio, o ainda límpido Tietê, desnudo do homem. E notaram as modificações do choque entre natureza e sociedade. “Além de explicar as noções de relevo, toda a atividade teve também o intuito de mostrar a ocupação, a interferência do tempo e do homem no ambiente, transformando-o para o bem e para o mal.”, resumiu a professora Agda.

Procure por Fotógrafo Anglinho SJC no Facebook e confira o álbum de foto.

Mais notícias:

06-02-2018 - Colégio já vive clima de folia

01-12-2010 - Encerramento Eletivas 2010

29-11-2010 - Nono ano conta causos no anfiteatro do Anglo

25-11-2010 - Sintonia Fina (Final)

17-11-2010 - Viagem Gastronômica

12-11-2010 - Alunos do Anglo participam de concurso de cartaz

08-11-2010 - Semana Cassiano Ricardo

04-11-2010 - Alimentação, forma e adolescência

28-10-2010 - Anglinho na 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Física

26-10-2010 - Sintonia Fina - Quarta e quinta semana

© Anglo São José - Infantil e Fundamental - Qualidade Cassiano Ricardo (12) 2134-9200 - falecomoanglo@cassianoricardo.com.br
R. Maria Augusta Fagundes Gomes, 41 - Jd. das Indústrias - São José dos Campos - SP - Brasil
Desenvolvimento de sites Desenvolvimento de sites - MÍDIA SIM