Expo Anglo promove empreendedorismo no colégio

Foram 12 estandes com produtos originais. Parte do lucro é revertida a instituições sociais.

Inventar um produto: essa tarefa já seria suficientemente desafiadora. Mas as aulas de Comunicação Pessoal propõe algo ainda mais complexo aos alunos de 8º ano: além da criação do produto, é preciso considerar sua aceitação no mercado, sua viabilidade mercadológica, buscar patrocinadores, produzir logomarca, estande, banners e decoração, desenvolver estratégia de venda e acondicionamento e controle de estoque. Ao final, os alunos ainda precisam explicar todo o processo e defender o produto diante do público.

Essas são algumas das missões dos alunos de 8º ano para a realização da Expo Anglo, a feira anual de empreendedorismo do Colégio Cassiano Ricardo. O evento é desenvolvido, em grupos, nas aulas de Comunicação Pessoal e conta com suporte da disciplina de Educação Financeira, que estuda com os alunos a viabilidade econômica e o cálculo do preço final do produto.

A Expo Anglo 2016 foi realizada no último sábado, 24 de setembro, com 12 estandes de venda. Eram 12 produtos diferentes disponíveis ao público, resultado de um trabalho de 5 meses dos alunos. As invenções iam de suportes e acessórios para equipamentos eletrônicos, como celular, a objetos de decoração, produtos de material reaproveitado e gastronômicos.

O projeto, diante de sua extensão, promove um crescimento em diversas fases, ora privilegiando a resolução de conflitos, ora estimulando a criatividade, a proatividade e a extensão do aprendizado para além dos muros da escola.

O trabalho, que nasce no campo das ideias, tem vocação para se desenvolver na vida real e interferir nela de maneira concreta. Parte do lucro das vendas, conseguido com a venda dos produtos na Expo Anglo, é destinada a uma instituição social da cidade, de escolha dos próprios integrantes do grupo.

“O resultado surpreendeu a todos. Depois que o adolescente é sensibilizado e se envolve com o tema e com o princípio do empreendedorismo, ele surpreende aos mais técnicos ou insensíveis”, finaliza o professor Ricardo Silva, mentor do projeto.

Acesse www.facebook.com/anglinhosjc e confira o álbum de fotos.