Notícias do Anglo

19
OUT

Extra! Extra! Oitavo ano se aproxima da linguagem jornalística

Através da ferramenta WIKI, alunos pautam, editam e publicam conteúdo noticioso

          “Quem lê tanta notícia?” Quando Caetano Veloso desatou o verso da música “Alegria, Alegria”, no Festival de 1967, não havia sites noticiosos, twitter, email, mensagens de texto via celular, nem esta banca de revistas e periódicos gratuitos. No entanto, aquela sentença profética predisse a “Era da Informação” em que vivemos, onde uma manchete é engolida por outra antes mesmo de as digerirmos.

          Quantas notícias nascem em um dia? À época dos Festivais, quantas coubessem numa programação, ou num caderno editorial. Quarenta anos depois, quantas couberem na demanda: o público, que esperava pela notícia, agora, sobre os ombros da tecnologia, corre atrás dela e dita o ritmo acelerado da produção.

          Portanto, além de produzir textos jornalísticos, o profissional da informação precisa saber organizar todo este conteúdo gerado. Para quem? De que maneira? Por onde? Por quanto tempo? São algumas das questões a serem respondidas antes de se efetuar qualquer publicação. Por outro lado, cabe ao leitor compreender qual informação buscar, onde encontrar sua relevância e como aproveitá-la.

          Contexto e conceitos que os alunos do oitavo ano do Anglo São José – Qualidade Cassiano Ricardo estão desenvolvendo nas aulas de Língua Portuguesa. A professora Grácia Coimbra conta que no oitavo ano há como proposta pedagógica a leitura de jornais, o estudo da linguagem jornalística e a confecção de um periódico. “O objetivo inicial era a produção de um jornal impresso tradicional, para estimular a reflexão e o debate a partir da convivência com o texto jornalístico, capaz de favorecer a maior comunicabilidade de nossos alunos e formar senso crítico na filtragem das informações”.

          Entretanto, a educadora optou por utilizar a ferramenta on-line WIKI, adotada em grandes escolas norte-americanas, e que permite publicação, interação e edição coletiva de conteúdo. “Observei que nossos alunos estão muito voltados para os meios eletrônicos e sentem grande prazer em lidar com essas novas ferramentas. Por que, então, não juntar a proposta com o prazer dos alunos?”, concluiu a professora.

          Os alunos se organizaram em grupos de três integrantes cada, sendo responsáveis, em rodízio, por postar semanalmente uma nova notícia no site da sala. Entretenimento, esportes, política, meio-ambiente, mundo, educação: quem escreve tanta notícia? Para saber, basta prestigiar as pautas e os enfoques do noticiário dos "Classe A" e "Os Feras" . O resultado e o andamento do trabalho podem ser vistos aqui (8A) e aqui (8B).

Mais notícias:

06-02-2018 - Colégio já vive clima de folia

01-12-2010 - Encerramento Eletivas 2010

29-11-2010 - Nono ano conta causos no anfiteatro do Anglo

25-11-2010 - Sintonia Fina (Final)

17-11-2010 - Viagem Gastronômica

12-11-2010 - Alunos do Anglo participam de concurso de cartaz

08-11-2010 - Semana Cassiano Ricardo

04-11-2010 - Alimentação, forma e adolescência

28-10-2010 - Anglinho na 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Física

26-10-2010 - Sintonia Fina - Quarta e quinta semana

© Anglo São José - Infantil e Fundamental - Qualidade Cassiano Ricardo (12) 2134-9200 - falecomoanglo@cassianoricardo.com.br
R. Maria Augusta Fagundes Gomes, 41 - Jd. das Indústrias - São José dos Campos - SP - Brasil
Desenvolvimento de sites Desenvolvimento de sites - MÍDIA SIM