Fraternidade é a primeira lição do ano letivo

Pais, professores e companhia cultural participam de integração entre alunos do Anglo

Não importa a faixa etária, tudo o que é novo incute estranhamento, apreensão e fascinação, pois confronta nossas vivências e realidades. Por mais natural que seja, o desconhecido corresponde à quebra de continuidade; é a zona de desconforto entre o antes e o depois.

Ciente da importância deste ritual de reestruturação e reconhecimento, o Anglo São José - Qualidade Cassiano Ricardo promove, no início de cada ano letivo, a integração entre os alunos do Ensino Fundamental I do 1º, 2º e 3º anos.

A atividade proposta pela instituição é de mão dupla; ao mesmo tempo em que os alunos do primeiro ano são acolhidos pelos mais velhos, os 'veteranos', do 2º e 3º, são imbuídos da responsabilidade de abrir passagem, preparar o ambiente aos colegas que chegam ao Ensino Fundamental. A novidade caminha pelas duas extremidades.

Para a Coordenadora Pedagógica, Leila Vieira Pereira, o encontro é muito importante para a sequência do ano. 'Esta integração programada cria um ambiente favorável e facilita o amadurecimento pedagógico dos alunos ao longo do período letivo', explica.

Neste ano, o encontro ocorreu na manhã de sábado, 27 de fevereiro, e contou com a presença da Cia Cultural Bola de Meia, de São José dos Campos. O grupo, representado por 10 profissionais, é uma entidade sem fins lucrativos que busca, no plano artístico, conexões entre cultura, educação e meio-ambiente.

Para o evento do Anglo, a Companhia preparou três iniciativas: a primeira reuniu músicos, atores e cantores para um espetáculo interativo composto de advinhas, trava-línguas e histórias cantadas; em seguida, oficinas de roda e brincadeiras desenvolveram, de maneira lúdica, virtudes como tolerância, amizade, respeito, consciência ambiental, criatividade e solidariedade.

Havia ainda a Barraca da Trocaria e Barganharia; no espaço, o público pôde trocar livros, brinquedos, material escolar ou qualquer outro objeto trazido de casa ou oferecido pela organização. A prática incita o sentimento de que para ter, antes é preciso oferecer. Filosofia basal da manhã preparada pela escola: a mão que estende é, também, a acolhida.

Em todas as atividades, conferiu-se a participação de pais, parentes e professores, fundamental para uma integração completa capaz de estimular a compreensão e o reforço da coletividade.

Procure por Fotógrafo Anglinho SJC no www.facebook.com e confira o álbum de fotos.