Mensagem para você: 8º ano e 3º ano se comunicam pelo correio-mural

Alunos encontram maneira inusitada de exercitar respeito e maturidade

Em tempos de chats, twitter, messenger, formspring e outras ferramentas de troca de mensagens instantâneas, os alunos da 8ª A e do 3ºC encontraram outra maneira eficiente de comunicação: o "correio-mural".

A iniciativa partiu dos mais velhos, que num gesto de maturidade reconheceram o esforço e o cuidado dos mais novos com o mural da sala. O espaço expõe fatias de aprendizado dos pequenos; é o local onde se penduram os significados e a identidade da turma.

Cientes desta importância, o oitavo ano fixou uma folha de papel com discurso de elogios e incentivos aos trabalhos ali exibidos, e demonstraram interesse em saber o andamento dos estudos do terceiro ano.

Separados pelos adjetivos matutino e vespertino, no período seguinte, foi a vez dos destinatários se passarem por remetentes. A sala agradeceu as considerações, principalmente o respeito com o espaço, já que em outras épocas, o mural era danificado por outras turmas.

A grandeza da atitude ainda resultou em admiração, "Esperamos um dia conhecê-los", replicaram na carta. Correspondida por: "Queremos qualquer dia conhecê-los! Continuem caprichando nos seus trabalhinhos".

Para a professora Patrícia, de filosofia, a situação se encaixa perfeitamente no conteúdo dado em sala de aula. "Estamos desenvolvendo nos alunos da terceira série os conceitos de respeito e cidadania; a atitude do oitavo ano foi o melhor dos exemplos".

A professora espera que outros alunos do colégio se sensibilizem e sejam modelos positivos de zelo e respeito aos menores.

A forma de comunicação encontrada não é uma revolução no sistema de troca de informações, mas não há dúvidas de que representa um passo de cordialidade e apreço por valores que enriquecem nossa sociedade.

E o papo continua...

Acesse www.facebook.com/anglinhosjc e confira o álbum de fotos.