O conhecimento é a alma da propaganda

Palestra sobre comunicação e marketing incrementa aula de redação do quarto ano.

E atenção! Anglo promove palestra gratuita sobre propaganda no anfiteatro da escola. Mas é só para alunos do quarto ano. E não é só isso, aprenda também todos os segredos do marketing numa apresentação feita especialmente para sua satisfação. Mas é só hoje, não perca!

A palestra sobre publicidade poderia ser anunciada desta maneira. No entanto, a propaganda vai além da obviedade da própria caricatura; tem uma linguagem própria, capaz de ser afirmativa e sutil na mesma medida. Conceitos que Maria Marianno Gonçalves, formada em Propaganda e Marketing pela ESPM, mostrou aos alunos do quarto ano do Anglo São José – Qualidade Cassiano Ricardo, na última sexta-feira, 20 de agosto.

A palestra é oportuna, pois os estudantes estão trabalhando o discurso publicitário nas aulas de redação, onde desenvolvem o texto ágil e sucinto, que busca também as entrelinhas.

Um dos grandes desafios da propaganda é despertar o olhar do público num momento de desatenção. Mas antes de tanger as técnicas para tal finalidade, a profissional definiu e explicou as funções deste gênero discursivo e desvendou toda organização empresarial e organizacional por trás de um intervalo na televisão, como exemplo.

Nem sempre, o intuito da propaganda é vender um produto, mas dividir valores, estilos, conceitos, bem-estar. Este ponto de elucidação da palestra foi de profundo enriquecimento aos alunos, que, através de vídeos, treinaram um olhar semiótico mais afinado, visível nas perguntas e curiosidades dos educandos.

Muitas vezes, para compreender uma mensagem é preciso decifrá-la em diferentes códigos linguísticos; é necessário compor texto, áudio e imagem e envolver cada um dos significados. Após a palestra e as técnicas das aulas de redação, toda peça publicitária estará vulnerável à interpretação e ao crivo dos alunos do quarto ano do Anglo São José.