Obra de Monteiro Lobato e cultura do Vale do Paraíba recebem alunos do Anglinho

Texto abaixo baseado em relatório produzido em sala de aula por um aluno do segundo ano

Certa manhã, de um dia ensolarado, nos despedimos de nossos pais na porta da escola e pegamos um ônibus em direção à Taubaté, rumo à casa de Monteiro Lobato. Chegando lá, antes de tirarmos fotos com os famosos personagens do escritor, sentamos para lanchar.

Alimentados, fomos recebidos na antiga casa do escritor por Visconde de Sabugosa, que nos contou um pouco da vida de seu criador. Já na cozinha, Tia Nastácia e Dona Benta explicaram as dificuldades de se fazer comida antigamente; época das charretes e carroças, meios de transporte que também pudemos ver.

Depois de tantas novidades, demos um tempo para brincar de pega-pega, vimos uma peça de teatro muito legal e compramos lembrancinhas; eu comprei o caderno do Saci Pererê.

Logo em seguida, pegamos novamente o ônibus, desta vez para a Casa da Figureira. Lá, vimos como são feitos os objetos de barro e até pudemos comprá-los. Eu escolhi uma grande galinha pintada. Depois, fomos ao Parque Municipal Monteiro Lobato, onde comemos e brincamos com os personagens dos livros. Para encerrar, vimos mais um teatro: O Anjinho da Asa Quebrada; e com esse divertido dia de descobrimentos, pegamos o ônibus de volta para casa.

Sobre - A excursão, que complementa as aulas de Língua Portuguesa e Estudos Sociais do segundo ano do Anglo São José - Qualidade Cassiano Ricardo, levou os alunos ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, ao Parque Municipal Monteiro Lobato e à Casa da Figureira, todos em Taubaté. Os educandos visitaram o museu e as dependências da casa de Monteiro Lobato, brincaram com os personagens das histórias do escritor, assistiram teatros e tiveram contato com a história e a cultura do Vale do Paraíba.

Procure por Fotógrafo Anglinho SJC no Facebook e confira o álbum de fotos.