PhD dialoga com método de Ensino Anglo

Palestrante, ex-aluna do colégio, fundamenta aos pais caminhos do bom desempenho escolar dos filhos

Aula dada, aula estudada: o refrão percorre corredores e salas de aula do Anglo Cassiano Ricardo feito um lema monódico. Pois se a voz empostada é do colégio, a saliva despendida é da ciência.

A máxima, que compõe o ‘Mapa de Orientações de Estudos’ desenvolvido pela instituição, serviu de gancho à palestra da Doutora Ingrid Gielow aos pais de alunos do sexto ano. PhD em Distúrbios da Comunicação Humana, a ex-aluna do Anglo embasou muitas técnicas e procedimentos indicados pela escola ao bom desempenho escolar.

A Diretora Pedagógica Leila Vieira Pereira explica que “O sexto ano marca o início da vida acadêmica do estudante”. Em transição do Fundamental I para o Fundamental II, estes aprendizes são introduzidos em um mundo de dimensões superiores.

E o tempo ideal de organização destas novas mensagens, segundo a palestrante, é de 48 horas. É o período necessário para que os neurônios fixem a informação recebida. Por isso, a importância da urgente resolução de tarefas e estudo correto do conteúdo dado em sala de aula.

A repetição auxilia o cérebro a acessar determinado dado de maneira mais rápida; e tal agilidade facilita a revisão e a resolução de exercícios e provas. A Coordenadora Pedagógica do Fundamental II, Graça Zan, elucida a importância de se retomar o conteúdo dado pelo educador para a devida apreensão, “Existem caminhos do aprendizado que passam pela repetição, com por exemplo as lições diárias de matemática”.

Gielow define a aprendizagem como um arquivamento de informações dependente de vontade, tranqüilidade e motivação. É uma construção de conhecimento que começa em casa e se encerra no mesmo ponto. “Os pais têm parcela relevante no aprendizado do filho”, explica.

Assim como o Anglo orienta sobre a importância da organização do estudo, ou seja, do cuidado com o material, com o preparo da mochila e com o local de “trabalho”, a palestrante alerta a respeito da relevância de uma boa noite de sono, descansos programados para assimilação da matéria, ambientes favoráveis à concentração e modelos e reforços positivos, que incentivem a caminhada estudantil.

Na crença de um trabalho conjunto entre escola e pais, o Anglo também proporcionou o encontro entre responsáveis e professores, no intuito de aproximar as extremidades que sustentam o rendimento e o interesse do estudante pelo saber.

A palestra fora, ainda, ministrada aos pais de educandos do sétimo, oitavo e nono anos, com as devidas adaptações à realidade dos estudantes, que se aproximam do Ensino Médio.

Procure por Fotógrafo Anglinho SJC no www.facebook.com e confira o álbum de fotos.