Planejamento multidimencional é referência na atualização pedagógica do Anglo

Entenda os benefícios do novo método e a maneira adequada de interpretar os relatórios produzidos

Cabelos molhados, camisa pintada, braços riscados, brilhos nas mãos, areia nos tênis. Algumas vezes, quando os pais vão buscar os filhos na escola, eles estão um tanto diferentes de quando foram ali deixados. Afinal, o que fazem os alunos durante o período escolar? Quais os objetivos das atividades? Como elas são elaboradas e avaliadas? Como devem ser interpretadas as observações realizadas? Foram estas e outras perguntas que o professor Oscar Gonçalves Júnior procurou responder em palestra aos pais de alunos da Educação Infantil e do 1º ano Fundamental.

O processo de revisão e atualização pedagógica da Educação Infantil e 1º ano teve início nos idos de 2008. Neste intervalo, desenvolveu-se um planejamento multidimensional que busca aprofundar a já tradicional divisão pedagógica do trabalho em Áreas: Linguagem, Natureza e Sociedade, Matemática, Movimento e Artes, que agora recebem tratamento pedagógico em seis dimensões: Desenvolvimento da criança, Áreas de trabalho, Ambientes de trabalho, Materiais didáticos, Tipos de Atividades e Agrupamentos de alunos. Cada dimensão apresenta-se com uma lista de prioridades para o ano letivo.

A partir destas dimensões colocam-se em prática as atividades planejadas e realizam-se as observações dos resultados. Com as observações, obtém-se o retorno da proposta de atividade feita, do trabalho do aluno e da sintonia entre o planejado e o aplicado.

Ao final de cada Unidade, as famílias recebem quatro relatórios dos trabalhos dos alunos:

O Relatório do Trabalho de Classe que informa sobre as atividades realizadas em sala de aula e o desenvolvimento da classe nas áreas e nas dimensões organizacionais. Nesta análise, focam-se os aspectos Social, Intelectual e Emocional.

O Portfólio dos Trabalhos do Aluno que é a coleção das produções em papel realizadas na Unidade. Com o portfólio, é o momento de se perceber a capacidade e a evolução do estudante no decorrer da Unidade. Comparando os registros e produções de uma Unidade com os de outra temos uma visão mais contrastada da evolução da criança. Guarde este portfólio para comparações futuras e procure trabalhos anteriores para comparar com este.

O Relatório de Observações apresenta a síntese das observações feitas na Unidade. Cada aluno é observado formalmente várias vezes ao longo da Unidade. E é da média destes registros que este relatório é composto. Vale lembrar que esta média não tem caráter de nota e, portanto, não deve ser assim percebida. Trata-se apenas de um dos parâmetros para tornar mais palpável a compreensão das respostas da classe e do indivíduo às atividades realizadas.

O Relatório Oral sobre o Aluno é apresentado em reunião familiar com a professora. A escola coloca à disposição uma agenda da professora para receber as famílias individualmente e debater os resultados colhidos. É uma oportunidade fundamental para compreensão e ajuste do desempenho escolar do aluno.

Esta organização, exclusiva do Anglo São José, desenvolvida pela equipe da escola, ao mesmo tempo em que aperfeiçoa e atualiza o trabalho pedagógico dos profissionais da instituição, aproxima os pais da realidade dos filhos na escola, para que não se atentem apenas a relatórios, mas à real evolução cotidiana do aprendizado da criança.