Por que alunos do Anglo apareceram no jornal?

A resposta é simples, mas está em uma caverna, a seis mil anos de distância. Calma, não será preciso viajar no tempo; a escrita faz esse trabalho por nós. Como o faz desde o fim da pré-história, quando a comunicação passou a preferir usar sinais ao invés de desenhos para transmitir e perpetuar informação e conhecimento.

Evolução que uniu as disciplinas de Português e Estudos Sociais no intuito de introduzir o gênero de discurso jornalístico aos alunos do terceiro ano A, B e C do Anglo São José – Qualidade Cassiano Ricardo.

Enquanto a história conta porque escrevemos, a gramática explica como contamos histórias e noticiamos o dia a dia. Segundo a professora Teca, depois de trabalhar um texto jornalístico em sala de aula, pediu para que cada educando trouxesse um jornal de casa, “Ensinamos os alunos a ler jornal e a procurar informações específicas; mostramos também a divisão em cadernos, que facilita a leitura”.

A professora Sônia reiterou que as orientações são importantes para uma leitura organizada. “Quando se entende a disposição das informações, a leitura fica mais interessante e cria-se o hábito de ler”.

Envolvidos pelo assunto, o terceiro ano visitou o jornal “O Vale”, em São José dos Campos; oportunidade para aprender as etapas que a informação passa até virar notícia. A educadora Jaqueline conta que a proposta da excursão era mostrar de perto a prática da produção de um jornal, “A empresa estava preparada para receber os alunos; eles puderam visitar toda a estrutura, desde a redação, até a gráfica e a parte administrativa da empresa”

O passeio encerrou-se na Coluna Expresso, no primeiro caderno do jornal de 1º de setembro, quando a visita e as aulas dos alunos tornaram-se pauta. E há melhor maneira de entender o universo jornalístico do que sendo notícia?