Quinto ano C desperta curiosidade nos mais novos

Trabalho sobre pré-história estimula fluxo de conhecimento em sala de aula

É verdade que tem mamutes em blocos de gelo? Qual o maior animal norte-americano e sul-americano? Os homens das cavernas conheciam os dinossauros? Como os desenhos eram pintados nas paredes?

Estas e muitas outras perguntas foram disparadas pela curiosidade dos alunos do 3º ano B e C. Interesse aguçado pelo 5º ano C, que apresentou seminários sobre a Pré-História Brasileira.

A professora Agda, responsável pela atividade, procurou exercitar três habilidades: a disciplina na pesquisa, a oralidade e a transmissão de conhecimento. 'A proposta é, também, que os maiores estimulem o interesse dos menores', completou a educadora.

Divididos em quatro trincas, Álvaro, Hana e Cauê, Marcela, Rodrigo e Vítor, Fernanda, Bernardo e Vinicius, e Bianca, Tainara e Fabrício, os alunos elaboraram cartazes com colagens de gravuras e textos para ilustrar as explicações.

Em um sistema dinâmico de perguntas e respostas, os oradores sustentaram a atenção dos colegas a respeito dos 12.517 sítios arqueológicos do Brasil, principalmente no Piauí, dos hábitos do homem primitivo, das pinturas rupestres, que retratavam o cotidiano, dos rituais funerários, e de outros temas pertinentes.

Além de boa memória, os alunos demonstraram conhecimento, postura, paciência com os mais novos e, principalmente, a generosidade na transmissão do saber, sem dúvida um ritual pré-histórico responsável por grandes passos de nossa evolução.

Procure por Fotógrafo Anglinho SJC no www.facebook.com e confira o álbum de fotos.