Notícias do Anglo

08
NOV

Semana Cassiano Ricardo

Alunos homenageiam e vivenciam obra do escritor

 

           Era em S. José dos Campos, e antes que caísse a ponte, o Fundamental I cruzou à praça, feito o Paraíba, numa agitada balsa, como se dançasse salsa. O motivo da excitação era a Semana Cassiano Ricardo, que anualmente homenageia o patrono do colégio. Desde pequeninos, “maracatos” ou “pica-paus”, os alunos entram em contato com o poeta. Entretanto, é na Semana Cassiano Ricardo que os estudantes se aprofundam na obra do joseense.

          Neste ano, na praça em frente à escola, os estudantes percorreram as pequenas ruas tortas do Caminho Literário Cassiano Ricardo; passearam por trechos da vida e da obra do ilustre cidadão e recolheram pingos de sabedoria pelo caminho. O espaço, entregue à população a menos de um ano, traz fotos, poesias e informações sobre o escritor.

          Além de lerem a biografia do poeta e algumas poesias expostas, as salas que excursionavam encerravam o passeio no espaço lírico, construído no canto da praça. Local em que recitavam um poema selecionado. Se Cassiano Ricardo ansiava pela poesia nas ruas, fora do ambiente acadêmico, cada verso que saltava em coro da boca das crianças realizava um pedacinho do desejo do autor.

           E o recital era apenas um treino para a apresentação que ocorreria no anfiteatro da escola. A exposição no pátio, com reproduções dos traços do homenageado em xilogravura, desenvolvidas pelos alunos nas aulas de Educação Artística, e o documentário sobre o poeta, exibidos durante os recreios, anunciavam o clima de festividade do Anglinho. 

          Assim, ao final da semana, a escola e cada turma mostraram o que haviam preparado; teve exibição de textos, fotos e vídeos, poemas recitados, gesticulados e musicados, e, num misto de sabiá e humano, uma representação em flauta de “As Andorinhas”, como se os alunos tentassem devolver a “flauta que roubaram do poeta”.

          Era em São José dos Campos. Na Semana Cassiano Ricardo. Quando o colégio tomou forma de poesia.

          *O texto faz algumas referências à obra de Cassiano Ricardo facilmente identificáveis aos que vivenciaram a semana dedicada ao poeta.

Procure por Fotógrafo Anglinhos SJC no Facebook e confira os álbuns de fotos.

 

 

 

Mais notícias:

06-02-2018 - Colégio já vive clima de folia

01-12-2010 - Encerramento Eletivas 2010

29-11-2010 - Nono ano conta causos no anfiteatro do Anglo

25-11-2010 - Sintonia Fina (Final)

17-11-2010 - Viagem Gastronômica

12-11-2010 - Alunos do Anglo participam de concurso de cartaz

04-11-2010 - Alimentação, forma e adolescência

28-10-2010 - Anglinho na 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Física

26-10-2010 - Sintonia Fina - Quarta e quinta semana

24-10-2010 - Semana Cassiano Ricardo

© Anglo São José - Infantil e Fundamental - Qualidade Cassiano Ricardo (12) 2134-9200 - falecomoanglo@cassianoricardo.com.br
R. Maria Augusta Fagundes Gomes, 41 - Jd. das Indústrias - São José dos Campos - SP - Brasil
Desenvolvimento de sites Desenvolvimento de sites - MÍDIA SIM