Semana Cassiano Ricardo

Alunos homenageiam e vivenciam obra do escritor

Era em S. José dos Campos, e antes que caísse a ponte, o Fundamental I cruzou à praça, feito o Paraíba, numa agitada balsa, como se dançasse salsa. O motivo da excitação era a Semana Cassiano Ricardo, que anualmente homenageia o patrono do colégio. Desde pequeninos, “maracatos” ou “pica-paus”, os alunos entram em contato com o poeta. Entretanto, é na Semana Cassiano Ricardo que os estudantes se aprofundam na obra do joseense.

Neste ano, na praça em frente à escola, os estudantes percorreram as pequenas ruas tortas do Caminho Literário Cassiano Ricardo; passearam por trechos da vida e da obra do ilustre cidadão e recolheram pingos de sabedoria pelo caminho. O espaço, entregue à população a menos de um ano, traz fotos, poesias e informações sobre o escritor.

Além de lerem a biografia do poeta e algumas poesias expostas, as salas que excursionavam encerravam o passeio no espaço lírico, construído no canto da praça. Local em que recitavam um poema selecionado. Se Cassiano Ricardo ansiava pela poesia nas ruas, fora do ambiente acadêmico, cada verso que saltava em coro da boca das crianças realizava um pedacinho do desejo do autor.

E o recital era apenas um treino para a apresentação que ocorreria no anfiteatro da escola. A exposição no pátio, com reproduções dos traços do homenageado em xilogravura, desenvolvidas pelos alunos nas aulas de Educação Artística, e o documentário sobre o poeta, exibidos durante os recreios, anunciavam o clima de festividade do Anglinho.

Assim, ao final da semana, a escola e cada turma mostraram o que haviam preparado; teve exibição de textos, fotos e vídeos, poemas recitados, gesticulados e musicados, e, num misto de sabiá e humano, uma representação em flauta de “As Andorinhas”, como se os alunos tentassem devolver a “flauta que roubaram do poeta”.

Era em São José dos Campos. Na Semana Cassiano Ricardo. Quando o colégio tomou forma de poesia.

*O texto faz algumas referências à obra de Cassiano Ricardo facilmente identificáveis aos que vivenciaram a semana dedicada ao poeta.

Procure por Fotógrafo Anglinhos SJC no Facebook e confira os álbuns de fotos.