Sintonia fina

Sétimos anos comandam programação de rádio nos intervalos do colégio.

Televisores que nos perdoem, mas rádio é fundamental. Assim como o livro, o difusor exige prontidão apenas de um dos nossos sentidos; e o resto é imaginação. Cabos conectados, microfone à boca, alto-falante direcionado, e nesta semana estreou a rádio dos sétimos anos do Anglo São José – Qualidade Cassiano Ricardo.

Até o início de novembro, diferentes grupos de alunos trocarão parte do tempo do intervalo de segunda e terça-feira para levar música, informação e diversão aos colegas-ouvintes. A atividade faz parte da aula de Comunicação Pessoal; segundo o professor da disciplina, Moacyr, a ideia é que os alunos vivenciem a experimentação da criação de uma rádio, da produção à operação.

O primeiro grupo a se apresentar foi o da rádio “Mix Vale”, idealizada por Milena, Gustavo e André. E o programa de 15 minutos foi aberto pela tabela e os resultados do Campeonato Brasileiro de Futebol. Além da temática esportiva, houve música, piadas e charadas. O grupo se disse nervoso, mas contente com o resultado: “Dá até vontade de fazer de novo”.

O segundo grupo da semana foi o da rádio “Pop Music”, que deu início à programação com jornalismo de serviço e a previsão do tempo na cidade. Além de fazerem a trilha sonora do intervalo desta terça, Daniela, Raquel, Ana Luiza e Mariana distribuíram prêmios aos que primeiro acertassem as charadas propostas. Apesar da ansiedade, o grupo validou a experiência. “Dá trabalho preparar e é difícil falar na hora, mas vale à pena”.

Para o professor Moacyr, é muito importante esta comunicação com toda a escola, “A rádio muda a rotina do intervalo, aguça a curiosidade dos colegas e exercita a responsabilidade e desenvoltura de ser ouvido por um grupo grande de pessoas”.