Uma noite na escola

Anglo promove acantonamento para alunos do oitavo e nono ano

O local é mais do que conhecido; fachada de generosas experiências, não pode ser retirado da lembrança de tantas descobertas. No entanto, os alunos adentraram a conta-gotas, tímidos, como calouros em terreno alheio. A escola, em muitas ocasiões extensão da casa, transformou-se, por uma noite, na real morada de 75 alunos dos oitavos e nonos anos. Pela primeira vez, o Anglo São José – Qualidade Cassiano Ricardo promovia um acantonamento .

A atividade foi organizada para que alunos, amparados por coordenadores, professores e monitores, passassem uma noite na escola. O cronograma previa a chegada às 19 horas e trinta minutos de sexta-feira e o encerramento ao meio dia de sábado. Aos poucos, conforme colegas se reuniam e colchões, cobertores, travesseiros e malas tomavam conta da quadra coberta, as turmas se acostumavam com a presença da lua no pátio.

Pais de um lado, portões fechados de outro, e as instruções foram derramadas sobre ouvidos ansiosos. Orientados, cada grupo subiu à sala de aula determinada para, junto de um responsável, transformá-la em dormitório. Rapidamente, o piso foi acolchoado e preenchido por bolsas, malas e sacolas, principalmente na ala vaidosa.

Na programação, três possibilidades de entretenimento: torneio de truco, cinema, no anfiteatro, e baile à fantasia; porque se uma sala consegue servir de quarto, também pode se passar por pista de dança. Enquanto a meninice extravasada dividia o salão com pequenos passos de maturidade, a Cozinha Pedagógica acolhia a fome e recarregava as energias.

Conforme o silêncio da madrugada se avizinhava, os ânimos eram contidos pela doçura da fogueira. A conversa a meio tom e o cochicho do violão anunciavam o período de recolhimento. O sono, ou vigília, foi interrompido pelo café da manhã, alvorada de pijama, como um matinal sábado em casa. Na sequência, após quartos arrumados, turno dos professores de Educação Física, que organizaram uma gincana para a confraternização derradeira.

Acantonamento, por definição, é um quartel militar provisório que se utiliza de edificações pré- existentes. Pois livres de causa, farda ou qualquer uniforme, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar, na escola, como são fora dela. E de perceber que o colégio é espaço de convívio, aprendizados e experiências que valem para diferentes etapas da vida.

Procure por Fotógrafo Anglinho SJC no Facebook e confira o álbum de fotos.